Jards Nobre é um cara muito gente boa, já foi professor do meu irmão e pena que não tive a ilustre oportunidade de estudar com ele. Mas, vamos deixar minhas tristezas de lado e vamos conhecer um pouco sobre o autor e suas obras?
BIOGRAFIA
Jards Nobre nasceu no distrito de Cipó dos Anjos, Quixadá (CE) e é autor de "Curral de pedras" (2009) e "Pássaros sem canção" (2013), romances neorregionalistas e neonaturalistas. Mestre em Linguística na Universidade Federal do Ceará, é professor de língua portuguesa em escola pública. Seus temas preferidos são as relações humanas e os conflitos psicológicos decorrentes das imposições sociais
SINOPSE DAS OBRAS
CURRAL DE PEDRAS
Nadja acaba de conseguir um emprego no recém-criado curso de Cinema na faculdade CELL, em Curral de Pedras, cidade interiorana. Na viagem para conhecer a cidade, ela é surpreendida em plena estrada por Tito, um garoto de 15 anos, que, visivelmente ferido em um acidente, lhe pede ajuda. Sensibilizada ao descobrir que o adolescente acabara de perder a única pessoa que tinha na vida, a professora resolve ajudá-lo, mas o menino subitamente desaparece. Perdida na nova cidade, ela conhece o professor Paulo, com quem inicia um relacionamento que poderia dar certo se não fosse o retorno do misterioso Tito, o qual passa a desestabilizar psicologicamente o casal, envolvendo-o num jogo de sedução aparentemente inocente. Numa linguagem dinâmica e moderna, o livro reúne suspense, mistério e ferrenha crítica social, sobretudo ao sistema de educação pública. É um retrato amargo da sociedade vazia e superficial, um novo olhar sobre as cidades do sertão e as pessoas que nelas vivem, elementos outrora mostrados com complacência pelos escritores regionalistas do século XX.
PÁSSAROS SEM CANÇÃO
Pássaros sem canção" é o 2° romance de Jards Nobre (autor de "Curral de Pedras", 2009) e conta a história de quatro adolescentes que têm suas vidas entrelaçadas e cruelmente devastadas pelas imposições da sociedade conservadora em que vivem. A maior parte da trama se desenvolve numa fazenda sertaneja da década de 80 e é contada em sucessivos flash-backs. É um romance que explora bem os recursos da prosa contemporânea (não-linearidade narrativa, linguagem fluida, fluxo de consciência, introspecção psicológica, final com quebra de expectativa), mas seguindo a tradição da prosa brasileira do fim do século XIX ao abordar os temas mais recorrentes no Realismo/Naturalismo (preconceitos, violência, loucura, descoberta do sexo, aborto etc.), além de servir como um retrato fiel da sociedade rural cearense do século XX, registrando tradições, crenças e expressões populares, o que põe o romance entre as maiores obras do regionalismo. A composição das personagens e a exploração do amor como um sentimento arrebatador e da natureza em sintonia com as emoções humanas dão ao livro um toque do Romantismo. Apaixonado, intenso, surpreendente e explícito, por vezes poético, "Pássaros sem canção" traz em si o signo da provocação e a qualidade literária de um autor que se reinventa a cada novo trabalho.
CONTATOS
Facebook do Autor
Skoob do Autor
Skoob do Livro Curral de Pedras
Skoob do Livro Pássaros sem Canção
Facebook do Autor
Skoob do Autor
Skoob do Livro Curral de Pedras
Skoob do Livro Pássaros sem Canção
Para adquirir os livro, mande um e-mail para o autor solicitando o livro.
E-mail: jardsnobre@hotmail.com
Parabéns pela nova parceria.
ResponderExcluirAmei as sinopses dos livros, principalmente a de Curral de Pedras.
E que venham muitas novas parcerias e sucesso para o blog.
Bjokas
nerdworldofgirl.blogspot.com
Obrigado Karol. Assim esperamos o/
Excluir