26 de set. de 2015

Resenha: Jogos Vorazes - Em Chamas


Título: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Nº de Páginas: 413
Editora: Rocco
                                                                                                                                            
Galerinha trago a vocês mais um livro ÍNCRIVEL dessa autora que escreve com tremenda perfeição as descrições de personalidades, com diálogos super ricos que fazem toda a trama parecer muito mais convincente e real do que no primeiro livro simplesmente porque no primeiro Collins apresenta pra gente esse mundo de política da capital, a real situação dos 12 distritos, e por fim ação que segue na arena.

Depois dos acontecimentos dos Jogos vorazes, Katniss e Petta vivem na aldeia dos vitoriosos como bons amigos – mesmo que para a capital ambos ainda sejam os eternos amantes desafortunados – e suas famílias.  Agora ambos estão cheios de compromissos, rotina de entrevistas, roupas, maquiagem e uma turnê que promete mudar ou não a vida de Katniss e das pessoas com as quais ela se importa. Isso, porque o misterioso Presidente Snow não parece convencido de que o casal amado pela capital realmente seja o que parecem ser, e está disposto a fazer o que for preciso para que o ato de rebelião dela – aquele do primeiro livro na qual ela e Petta ameaçam se suicidar com as amoras venenosas – não passe despercebido.
Mas algo mudou desde os Jogos, alguns levantes começam a aparecer em alguns distritos mostrando que talvez uma rebelião só esteja começando, porém, algo além de um amontoado de pessoas cansadas seja o centro dessa euforia. Katniss, a garota em chamas, parece ser a origem de tudo isso, mesmo sem perceber ela levantou um pingo de esperança nos corações dos 12 distritos, agora sem saber o que fazer ela só quer proteger sua mãe, sua irmã Prim e Gale...O melhor amigo, o confidente; porém algo muito mais profundo do que uma simples amizade parece crescer dentro dela, uma confusão indiferente entre Gale e Petta é mais forte nesse livro, o triângulo parece criar uma atmosfera de dúvida, em vários momentos me questionei com quem – em minha opinião – katniss podia ficar, mas os dois personagens são fortes nesse quesito, a autora passa muito bem a dúvida para quem está lendo como se realmente estivéssemos no lugar dela, tremendamente confusa sobre seus sentimentos pelo padeiro que realmente a ama e que, diga-se de passagem, arriscou sua vida para mantê-la viva e Gale, seu amigo que sempre esteve ao seu lado antes mesmo de tudo isso começar. 

Em chamas, os personagens estão bem mais maduros, e alguns mais explorados individualmente. Particularmente esse livro é muito mais envolvente do que o primeiro, pois acontecem eventos imprevisíveis na qual os leitores ficarão estagnados com tantos bombardeios, há também mais ação e aventura desde o começo. Collins escreve com perfeição os detalhes mais sombrios da trama. A onda de suspense em cada capítulo deixa aquele gosto de quero mais e o final... Ah, que final... Nas últimas páginas Suzzane Collins simplesmente dá show de ação sem igual, o final é tão imprevisível que você fica boquiaberta se questionando sobre a sagacidade de alto nível de criatividade que a autora teve que compor a tempo para que os leitores tivessem que buscar a continuação da história. Envolvente, recheado de aventura, e cenas de tirar o fôlego, não consigo nem descrever o quanto esse livro é espetacular, e estou super ansioso pra conferir o último ato de rebelião do nosso adorável tordo, Katniss Everdeen.

2 comentários:

  1. Heey!
    Jogos Vorazes é uma das minhas séries prediletas e chego a dizer que "Em Chamas" é o melhor da trilogia rsrs.
    Suzanne Collins marcou o universo literário com seus livros e também meu coração haha.
    Recomendo que leia "A Esperança" com lenços ao seu lado, porque...
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Acho Em Chamas incrível. Como você disse, os personagens estão mais maduros e o livro é mais envolvente. Até concordo com o Guilherme, esse é o melhor da trilogia haha
    :D

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir

Próxima Página