12 de abr. de 2016

Resenha: EXT... - Anthony Hal

Tìtulo: EXT...
Autor: Anthony Hal 
Nº de Páginas: 204
Editora: Schoba

EXT foi um livro que recebi da Editora Schoba (mesmo sem ser parceiro <3) e que comecei a leitura assim que ele chegou pois estava cheio de expectativas do que viria nele. 

O livro nos mostra a humanidade a frente do que estamos hoje e de como é a vida dessas pessoas nessa nova época. Somos apresentados ao homem do passado, como é chamado o personagem no qual narra a história e que quase tudo gira em torno dele e de suas reflexões sobre como a humanidade está. 

"Agora o perigo é o próprio futuro" - pág.: 27

O homem do passado cria um supercomputador com Inteligência Artificial, o TLq, que tem como um único fim específico no qual o nosso personagem o faz para colocar em prática seu plano que foi pensado após uma grande decepção que teve ao ter uma reunião com grandes homens de negócios que lhe propôs algo que ele viu que seria o caminho para o fim da humanidade. Porém, TLq mostra ao homem do passado que seu plano pode ser modificado e feito de uma outra maneira e é ai que começa uma corrida para planejar o futuro da humanidade. 

"Então, a mente humana emergiu e se deparou com o Universo. A mente olhou para ele, como na citação de Nietzsche: "o abismo olhou para a mente, e ela ficou assustada"." - pág.: 106
  

Como falei, comecei esse livro com muita expectativa, pois curto muito essa temática associada ao futuro e os seus desdobramentos e o livro supriu minhas expectativas. 

Lendo esse livro, pude refletir acerca do avanço tecnológico que está crescendo de maneira exponencial e de forma bastante acelerada, onde empresas e governos, por mais que não nos mostrem, sabemos que estudam diversas maneiras de avançar em termos tecnológicos. E apesar do livro ser ficcional, tudo, ou quase tudo, que o autor propôs pode vir a acontecer. 

"Nenhum parto se dá sem dores e angústia" - pág.: 185

O homem do passado parece que sabe demais e isso nos faz pensar até onde o conhecimento pode ir e o que fazer com ele. O que se deve fazer com esse conhecimento que se aumenta dia após dia? E como era de se esperar, o livro atrás várias críticas, seja por conta do tempo, sociedade, suas atitudes ou pelas descobertas que são feitas dia após dias e suas implicações na sociedade. 

Essa leitura é bem válida para quem curte essa temática futurística e a interação de homem x máquina. 

Em alguns momentos a leitura se torna arrasada mas garanto que vale a pena passar por essas partes pois depois vem toda a vontade de só largar o livro após saber todo o desfecho.

A diagramação está muito linda, apesar de simples. No início de cada capítulo, há uma frase de um pensador. 

Encontrei alguns errinhos mas nada que atrapalhe a leitura. As folhas são amareladas e essa capa está maravilhosa e tem tudo a ver com o que encontramos no decorrer do livro. Ah, e o que achei bem bacana também é que o autor no final do livro nos deixa uma lista de obras para quem quiser aprofundar um pouco mais sobre o assunto tratado no livro. 

"Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história" - Hannah Arendt 




18 comentários:

  1. Oi, ainda não conhecia o livro e curti essa coisa da viagem no tempo e do homem do passado, saber mais... original, no mínimo. Outra coisa bacana foi o autor deixar a bibliografia que ele usou ou que poderia interessar o leitor. Curti a dica e já está mais que anotada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também resenhei esse livro no blog. Assim como você, também curto bastante a temática explorada no texto, porém ainda senti falta de alguns elementos essenciais, como mais diálogos e ação. Demorei um pouco a ler por causa disso. Entretanto, preciso concordar com você de que o leitor pode refletir bastante sobre os avanços tecnológicos, e sem dúvida alguma, é uma leitura bem válida.
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  3. Ola Elieudo o premissa do livro e o tema abordado não me chamou muito atenção no momento, devo isso a estra lendo muitos romances e estra focado nesse gênero. Dessa vez vou deixar passar a dica. O tema dobre ser humano x máquinas é algo ainda a ser muito discutido devido o avanço da tecnologia. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com



    ResponderExcluir
  4. Oie, eu não sou atraída especialmente pelo gênero mas esse me pareceu um livro interessante a medida que fala sobre o homem e as tecnologias que estão cada vez mais avançando. Acredito quando você fala que tudo o que o homem prevê pode vir a acontecer, do jeito que está mudando essa nossa sociedade e o nosso mundo. Fiquei um pouco confusa em relação a se é mais reflexão ou se temos um pouco de ação também. E outro ponto que me chamou muita atenção foi o fato de termos citações de pensadores nos inícios dos capítulos, adorei isso

    ResponderExcluir
  5. Olá Eli leudo, tudo bem?
    Bom, já vou ser direta e franca: não gosto de livros que mexam com o tempo, e muito menos ainda com inteligência artificial. De maneira nenhuma eu leria esse livro, nem a capa me deixou curiosa. Fico feliz que o livro tenha suprido as suas expectativas. LOeitura arrastada então? Aí mesmo que eu largo a leitura... hehehehe
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olha assim como você eu também adorei a capa do livro
    Achei ela simplesmente linda! Mas já a estória do livro, preciso confessar que até que achei interessante, mas não sei se seria um livro que leria agora sabe? Acho que é por conta do momento mesmo. Mas eu gosto de gêneros assim que abordam tudo que fala de tecnologia. Isso me atrai bastante, mas mesmo assim não senti você tão animada na sua resenha ao falar do livro. Não sei, eu não fiquei muito convencida, mas mesmo assim vou pensar, até porque temos que tirar nossas conclusões. As vezes lemos resenhas que nos passam uma coisa e quando vamos ler nos surpreendemos e é sempre assim. Já aconteceu várias vezes comigo rs...Espero poder gostar. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/memorias-literarias-8-amigos-e-loucuras.html

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Achei a trama bem original, mas apesar dos pontos interessantes destacados em sua resenha acredito que não me arriscaria a ler, pois além de não estar habituada ao gênero, acabei não me interessando muito pelos livros do tipo que tentei ler. Acredito que essa temática não faça meu estilo no final das contas.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  8. Olá, sabe que infelizmente o livro não chamou minha atenção, seilá mas não curto esse tipo de livro de ficção científica, então eu não leria ele no momento, mas isso não quer dizer que eu não vou ler um dia, porque de fato espero dar uma oportunidade a ele um dia desses, para ver se mudo minha opinião :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    Infelizmente esse livro não me ganhou,fiquei um pouco confusa sobre o que o autor quis passar com essa estória.. O autor tinha uma estória legal pra desenvolver mas deixou meio que a desejar,por isso dessa vez irei passar a leitura.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/04/resenha-um-novo-amanha-pousada-1-nora.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei muito da premissa do livro, pois adoro essa questão homem vs máquina e temas futurísticos. Acho que é um livro basante interessante e uma leitura válida.
    Confesso que desanima um pouco esses trechos arrastados, mas acho que vale muito a pena, pois é uma trama original que fará o leitor viajar pelas páginas.
    Já anotei a dica. Se eu não ler, meu irmão lerá.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu gosto dessa coisa de Homem x Máquina, mas confesso que esse livro não me chamou muita atenção, ainda mais sabendo que tem umas partes arrastadas. Para quem curte livros nesse estilo, é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Apesar de não ter entendido muito bem a trama do livro, achei bem interessante essa questão de 'homem do passado' e o fato de termos uma inteligência artificial nessa história.
    Confesso que ficção científica e derivados não fazem muito meu gosto, mas quem sabe um dia ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Infelizmente ainda não tenho muita experiência com livros futurísticos, mas a resenha desse me chamou a atenção, principalmente por nos fazer refletir diante de um mundo que está sofrendo constantes mudanças devido aos avanços da Tecnologia. Gosto de histórias que nos fazem refletir, ainda mais por ser possível que tudo descrito no livro pode se concretizar na vida real. Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Faz tempo que eu quero ler esse livro, saber que em alguns momentos a leitura pode ser arrastada, mas que depois fica melhor e que vale a pena, só me deixa mais curiosa, certamente é um livro que eu gostaria.

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, e, mesmo gostando de histórias futurísticas, não curto muito as que falam sobre tecnologia *-* Fico feliz que você tenha gostado do livro, e que ele tenha alcançado as suas expectativas (tão bom quando isso acontece, né?), mas eu acho que não o leria, não é o tipo de história que eu gosto de ler *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas achei bem interessante os assuntos abordados, como o tempo e a sociedade. Gostei também da capa do livro, e pelo jeito é uma narrativa abem envolvente, mesmo com uma parte um tanto arrastada.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Ainda não conhecia esse livro, mas assim como você eu tenho bastante interesse nesse assunto e com certeza leria. Com certeza o avanço tecnológico não esta apenas em celulares, computadores e coisas que são mostradas a população, com certeza os grandes cientistas estão indo muito mais além do que podemos ver. Adoraria ler este livro e saber o que o homem do passado tem a dizer.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Olá! Também recebi este livro e comecei a ler esta semana. Minhas expectativas eram muito grandes e ainda continuam, mas já encontrei esta parte arrastada que você mencionou. Achei que era mais uma ressaca literária. rsrsrs. Mas fico mais tranquila em saber que outros compartilham do mesmo sentimento.

    Gostei da sua resenha. Simples e objetiva! Arrasou! *-*
    Abraços!

    ResponderExcluir

Próxima Página