8 de jun. de 2014

Resenha: As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky

Título: As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Nº de páginas: 223
Editora: Rocco

Caprichei para a resenha ser um pouco mais especial, pois este é um livro extremamente especial. Com As vantagens de ser invisível pude conhecer uma linda aventura de amizade, amor e superação.
Charlie nos conta sua história através de cartas leves e as vezes humoradas, mesmo que nos conte um episódio triste de sua vida. É basicamente um diário. Estando preste a entrar no Ensino Médio, ele compartilha conosco todos os seus medos, aqueles que são comuns em todos que estão preste a iniciar uma fase nova em sua vida. Logo percebemos que Charlie é diferente dos demais e isso lhe causa problemas de adaptação com a nova turma, mas quando finalmente acha o seu lugar, sabemos que ele não poderia ter encontrado amigos melhores.
Passo a passo percebemos também que Charlie tem traumas que ele demostra não conseguir ver ainda, mas que o prejudica muito no convívio social e que tem um lindo costume de sempre colocar a felicidade dos outros acima da sua, o que também é um grave problema. Ele chega a fazer muita burrada por causa disso.
Patrick, um veterano que gosta dos calouros, acaba se tornando um grande amigo de Charlie, e San, meia-irmã de Patrick, se torna seu primeiro amor. Juntos com a turma dos deslocados, eles vão nos mostrar por trás de simples palavras como uma amizade pode ser poderosa e que com posse desse poder, somos bastante capazes de enfrentar fantasmas perigosos do passado.
Há muitas lições em toda a obra, as vezes elas veem acompanhada de umas boas piadas e as vezes vem envoltas de um tristes momentos. Depende apenas do leitor que lição valerá mais.
Foi um prazer ler e reler esse livro e assistir ao seu filme, que não nos deixa muito a desejar. Também foi um grande prazer conhecer todos os personagens pela visão maravilhosa de Charlie, personagens estes que são bem trabalhados e desenvolvidos, inclusive ele mesmo. Tenho que agradecer diretamente ao autor pelas diversas citações de outros livros espalhadas por toda a história e é claro, agradecer também por ter escrito algo tão maravilhoso.
As vantagens de ser invisível é o tipo de livro que pode-se ler em qualquer momento, em qualquer lugar e quantas vezes for necessário

Para mim foi uma leitura leve, viciante e extinta de tédio. Acredito que não será diferente para os curiosos. Boa leitura!

3 comentários:

  1. Cara, eu amo esse livro!
    Vc falou uma coisa certa, ler quantas vezes for necessário!
    Parabéns pela resenha!

    stefanosantanna.com

    ResponderExcluir
  2. De fato, às vezes, precisamos ler muitas vezes o mesmo livro... isso sempre acontece comigo!
    Parabéns pela resenha!
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Próxima Página