23 de mar. de 2015

Crônica: Rituais de leitura


Primeiramente, estou muito feliz de ter esse espaço aqui! Vamos sempre conversar sobre todos os aspectos da literatura, dos pequenos aos grandes detalhes. E acho pra começar, podemos falar das manias que todo mundo que é leitor tem.

Vocês já pararam pra reparar que todo mundo que gosta muito de ler, tem um ritual antes de começar um livro? Não existe um leitor que não tenha. Se você acha que não tem, passe a reparar seus atos antes de iniciar a leitura de um livro, e acho que sua resposta mudará.

Eu, por exemplo, passo uns minutinhos observando a capa, tentando entender qual o significado dela para toda a história do livro. Depois, vou ler sobre o(a) autor(a). Adoro descobrir como é a pessoa que escreveu, e gosto mais ainda de imaginar como a vida deles pode interferir na história. Normalmente, não interfere nada, mas é legal fazer esse exercício de imaginação. E não posso começar sem ler os agradecimentos, acho uma parte primordial do livro, por isso não gosto de agradecimentos no final dos livros.


Estes rituais servem só pra prolongar a sensação pré-mergulho na história. Tenho certeza que você, leitor assíduo e frequentador de vitrines de livrarias, também faz uns rituais que não quer admitir. O que mais ganhou fama nos últimos tempos, e que até a Presidente Dilma (e vocês achando que estão sozinhos nessa) admitiu ter, é o hábito de cheirar livros. Confesso para você que não é um do qual partilhe, até porque meu olfato é péssimo, mas me parece que a cada dia a comunidade de cheirar livros cresce mais. Então, caro leitor desta coluna, se até a presidente deste país admitiu ter hábitos pré-leitura, você também pode admitir (e comentar logo aqui embaixo para vermos se mais alguém tem os mesmo hábitos).

Seja no metrô, no ônibus ou no sofá que você está jogado para começar uma nova leitura, você segue instintivamente um ritual. Mas porque tudo isso? Simplesmente porque começar um livro não é algo simples, é complexo! Por mais que muita gente duvide disso. Tem que existir toda a preparação mental e física para embarcar em um novo mundo literário, não dá pra encarar esta sem nenhum preparo. Comece a reparar ao seu redor e em você mesmo, vamos ver quantos rituais mais a gente faz!


7 comentários:

  1. Oi Maiara!
    Eu também tenho meus rituais antes de começar uma leitura. O principal deles é analisar o momento: gosto muito de ler de madrugada, mas se é o início de um livro, penso duas vezes antes para não acontecer de ler só 10 páginas e cair no sono porque início de leitura tem que render, rsrs. Sou dessas que leva o livro para todos os lugares e leio mesmo com barulho, mas jamais quando se trata das primeiras páginas. Essas tem que ser isolada e em silêncio.
    Talvez a coisa mais estranha que eu faça antes do início da leitura é calcular quantos dias vou levar para ler e quantas páginas tenho que ler por dia para cumprir a meta..rsrs
    Cheirar o livro é sagrado :)
    Também gosto de analisar as capas, mas faço isso quando o livro chega na minha mão. Não necessariamente quando vou começar a ler.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre carrego livros comigo, e gosto de ler de noite.
    Mas a mania principal é dar voz aos personagens, se não fizer, não consigo terminar de ler kkk

    bjs
    saymybook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, adorei o post, adoro sentir esse cheirinho de lviro novo, kkk, gostei bastante do seu post
    Abçs

    Dá Uma Passadinha Por Lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo joia?
    Adorei sua postagem, super me identifiquei em alguns pontos hahaha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Também me identifiquei com esses hábitos! hahahah
    Sem falar também na ressaca literária após ler o livro!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá Maiara,
    Não sabia que você era colunista aqui no blog do Eli também <3
    Bom, eu não sei bem se tenho algum hábito, mas provavelmente seria de "folhear" o livro antes, olhando alguns trechos e me conter para não olhar o final!

    Espero ansiosa sua primeira resenha lá no blog,
    Miss Sorrisos Blog

    ResponderExcluir
  7. Olá, Maiara, tudo bom? Primeiramente gostaria de dizer que adorei o blog e já estou seguindo. Agora preciso confessar: eu adoro o cheirinho de livro novo e SIM, assim como a Dilma e outras milhares de pessoas eu cheiro livros antes ler. Mas tenho as mesmas manias que você: leio sobre o autor, analiso a capa - às vezes dá uma enorme ideia do sobre o livro -, leio sinopse e comentários de outros autores. Muito bom tudo isso.

    Bjão.
    Diego França
    Blog Vida e Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Próxima Página