19 de mar. de 2015

Resenha: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini


Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Nº de páginas: 365
Editora: Nova Fronteira

O livro O caçador de pipas conta a história de Amir, um garota afegão, órfão de mãe, que não possui uma boa relação com o Pai e que é atormentado desde de criança por algo que ocorrerra e que mudou sua vida pra sempre.

Amir, cuja mãe morreu em seu parto e o pai não possui uma boa relação com ele, tem um amigo, praticamente irmão, chamado Hassan, filho do empregado da família, Ali. Amir e Hassan tinham o costume de praticar a brincadeira de levantar pipas e sempre participavam dos concursos de pipas que tinha em Cabul, a cidade em que eles moravam.

A história também possui o personagem Assef, um sadista e louco adolescente que odeia Hassan por ele ser um hazara. 

Simpatizante do nazismo, Assef tem o desejo de acabar com todos os hazaras.

Amir e Hassan nunca tiveram problemas, até um campeonato de pipas, que fez com que Amir vivesse para sempre com a culpa de ter traído e abandonado Hassan.

Tentando não viver com a culpa da traição, Amir faz de tudo para que consiga ficar longe daqueles que o fazer ter esse sentimento e arma um plano que acarreta a saída de Hassan e Ali da casa de Amir e seu Baba.

Com a a queda da monarquia do Afeganistão, o golpe de estado comunista e a implantação do regime militar pelos Talibãs, Amir e seu Baba se vêem na necessidade de fugir do país, deixando sua casa, amigos e sua história.

Anos depois, Amir recebe uma chamada de Rahim Khan, melhor amigo de seu Baba, dizendo que ele deve retornar ao Afeganistão, que o seu erro poderia ser recompensado.

Quando Amir encontra com Rahim Khan novamente, ele conta que Hassan fora morte há algum tempo e seu filho, Sohrab, fora levado pelos Talibãs e pede para que Amir o recupere. Quando Rahim Khan vê que Amir está relutante em ir, ele revela um segredo para Amir, dizendo toda a verdade.

Depois de se surpreender com o segredo que lhe fora revelado, Amir vai à procura de Sohrab e depois de muitos desafios e de rever velhor "amigos" ele consegue recuperar o garoto, mas uma série de acontecimentos o mostra que não será tão fácil conquistar a confiança do garoto. Mas Amir nunca pararia de tentar. Por ele, faria qualquer coisa a Sohrab. Por ele, faria mil vezes.

Um livro simplesmente fantástico, te prende do começo ao fim. Você vai chorar e se emocionar e vai começar a ver o mundo de outra forma. Vai ver que o mundo precisa de ajuda. No decorrer do livro, há partes que são impossíveis não se emocionar e chorar, seja essas partes com boas histórias ou com acontecimentos terríveis. 

Recomendo a todos os leitores. Todos deveriam ler. Um livro de rendição e amizade, vai te levar à outras realidades. Realidades que você nunca esquecerá e que irá querer mais.



Um comentário:

  1. Ai que felicidade a minha de encontrar uma resenha de um livro que eu amo! *-*
    Parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir

Próxima Página