8 de mar de 2014

Dia Internacional da Mulher – 5 Grandes Autoras.

Dia Internacional da Mulher – 5 Grandes Autoras.

Desde o começo dos tempos vivemos em uma sociedade muito preconceituosa. Infelizmente, a mulher sofreu e vêm sofrendo ao longo dos anos por conta dessa discriminação. Seja por causa do baixo salário que elas recebem, da dominação dos homens ou até mesmo pela violência sofrida.

Em homenagem às mulheres, o dia 8 de março é reconhecido internacionalmente como o Dia da Mulher. Essa data não deve ser vista apenas como uma comemoração, mas também como um dia em que se firma discussões sobre o preconceito ainda existentes em relação às mulheres no mundo.


Sou uma mulher madura
Que às vezes anda de balanço
Sou uma criança insegura
Que às vezes usa salto alto
Sou uma mulher que balança
Sou uma criança que atura

Martha Medeiros


O Blog interessante de Ler, não poderia deixar de prestar a sua homenagem as mulheres. Falaremos um pouco  hoje sobre 5 grandes autoras para a literatura mundial.


1 – J. K. Rowling.



Sem dúvidas alguma, Joanne Kathleen Rowling é a escritora de fantasia mais famosa de todos os tempos. J. K. Rowling nasceu na cidade de Yate, na Inglaterra no dia 31 de julho de 1965. Sua criação mais importante foi a Saga Harry Potter que é conhecida internacionalmente. A autora também é bastante famosa pelas suas últimas criações: Morte Súbita e O Chamado do Cuco, sendo que este último sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

Logo no inicio de sua carreira Rowling enfrentou uma longa jornada até que Harry Potter e a Pedra Filosofal fosse aceito pelo mercado editorial. Porém após a sua publicação, o sucesso foi instantâneo ganhando vários prêmios no campo de livros para crianças. Hoje, a saga conta com 7 livros e é a saga mais famosa de todos os tempos.

Depois que a saga foi convertida para os cinemas, os seguidores da autora começaram a crescer rapidamente.  Hoje, pode-se dizer que Rowling é a autora mais rica e poderosa do planeta. Suas obras já foram traduzidas em mais de sessenta e quatro idiomas.

"São nossas escolhas que revelam quem realmente somos, muito mais que nossas qualidades."

Harry Potter e a Câmara Secreta.
J. K. Rowling.



2 – Agatha Christie.



É praticamente impossível falar de romance policial sem falar de Dame Agatha Mary Clarissa Christie. Agatha Christie, como é conhecida, nasceu em Miller, Torquay, no dia 15 de setembro de 1890 e é considerada a mais célebre romancista policial de todos os tempos. Ela é autora de mais de oitenta livros, sendo que estes foram traduzidos em mais de 100 idiomas.

Christie também é conhecida como “Duquesa da Morte” e “Rainha do Crime” e seus principais personagens são: Miss Marple, Parker Pyne e o famosíssimo Hercule Poirot. Agatha, também escreveu sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

Agatha, acabou ficando conhecida por conta das suas histórias de romance policial, suspense e mistério. Seus principais títulos são: Assassinato no Beco, O Natal de Poirot, Assassinato no Expresso do Oriente, Cartas na Mesa, Morte no Nilo e Encontro com a Morte.

Ganhar uma guerra é tão desastroso quanto perdê-la.
Agatha Christie.



3 – Rachel de Queiroz.



Rachel de Queiroz nasceu na cidade de Fortaleza, Ceará, no dia 17 de novembro de 1910, e foi uma tradutora romancista, escritora, jornalista, cronista politica e importante dramaturga brasileira. Rachel é bastante conhecida por ser a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e ser uma autora de destaque na ficção social nordestina.

Em 1993, Rachel foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Camões. Ela também ingresso na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994.

Suas principais obras literárias são: O homem e o tempo - 74 crônicas escolhidas, Lampião; A Beata Maria do Egito , As terras ásperas  e As menininhas e outras crônicas

Amar é comprazer-se no belo, numa aventura heróica e insuperável.
Raquel de Queiroz


4 – Jane Austen.



Jane Mina Austen nasceu em Steventon em 16 de dezembro de 1775. Jane Austen é uma das maiores romancistas que o mundo já viu. Seus romances coloca ela entre uma das escritoras mais lidas até mesmo da atualidade, mesmo depois de mais de 1 século e meio da sua morte, sendo objeto de vários estudos acadêmicos.

Suas obras mais conhecidas são: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Persuasão e Emma.

Seu primeiro romance, Lady Sysan, foi escrito aos 17 anos. Suas obras literárias tratam do quotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.

... não tenho medo de mostrar meus sentimentos
e de fazer coisas imprudentes,
pois acredito que o que não se mostra, não se sente.
Coisa que talvez surpreenda muito a você,
pois os seus sentimentos são tão guardados
que parecem não existir realmente...

Trecho de Razão e Sensibilidade.
Jane Austen



5 – Cecília Meireles





Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro no dia 07 de novembro de 1901 e foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. Ela é considerada uma mas maiores e mais importantes vozes líricas das literaturas de língua portuguesa.

Seu primeiro livro de poesias chamado Espectros, continha um conjunto de sonetos simbolistas e foi publicado em 1919, quando ela tinha apenas 18 anos de idades.

Sua poesia é considerada atemporal, pois apesar de ter vivido sob influencia do Modernismo, suas obras apresentavam heranças do Simbolismo e técnicas do Classicismo, Romantismo, Realismo e Surrealismo.

Suas obras literárias mais famosas são: Poesia Completa, Flores e Canções, Viagem, Rute e Alberto, Poemas Italianos e Poesias (Ou isto ou aquilo& inéditos).

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...

Cecília Meireles


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Próxima Página