6 de mar. de 2014

Você Sabia? Biblioteconomia

Você sabe o que o curso de Biblioteconomia?

Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e também multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação e gestão da informação e do conhecimento em diferentes ambientes de informação tais como bibliotecas e centros de documentação, centros de pesquisa. Atualmente, a área está entrelaçada com diversas outras áreas, principalmente com a Ciência da Informação e a Documentação.
Profissão:
bibliotecário é um profissional que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. Ele trabalha em centros de documentaçãobibliotecas, pode gerir redes e sistemas de informação além de gerir recursos informacionais trabalhalhando com tecnologia de ponta. O bibliotecário é o profissional que classifica, conserva, organiza, divulga e gerencia acervos de bibliotecas, centros de documentação e os mais diversos tipos de unidades de informação. O Conselho Federal de Biblioteconomia é a autarquia federal de fiscalização. No Brasil, a profissão do bibliotecário é regulamentada pelas leis n° 9.674, de 26 de junho de 1998 e pela lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962 e na legislação correlata. Suas atribuições são registrar os profissionais em biblioteconomia, fiscalizar o cumprimento do código de ética profissional e o funcionamento de bibliotecas, dentre outras.
Curso:
Nos bacharelados, entre as disciplinas básicas presentes no início do curso, encontram-se língua portuguesa, inglês, história e literatura. Entre as específicas, estão incluídas história do registro da informação, história social do conhecimento, das bibliotecas, da biblioteconomia e da ciência da informação, formação de leitores, geração e organização de instrumentos de recuperação, indexação, serviços de provisão e de acesso e arquitetura da informação. O curso oferece, ainda, aulas de introdução à economia e à contabilidade, marketing e administração de unidades de informação. Com essas matérias, o estudante adquire o conhecimento necessário para montar sistemas de organização e de acesso aos dados. O estágio curricular é obrigatório e exige-se, ainda, uma monografia de conclusão de curso. A Unirio, além de oferecer bacharelado, é a única instituição que possui também licenciatura, cuja proposta é preparar o professor que vai lecionar no ensino técnico de Biblioteconomia. Entre as disciplinas específicas voltadas para a educação estão dinâmica e organização escolar, metodologia do ensino da biblioteconomia e ensino de formação de acervos e coleções. 
Duração Média: 4 anos

Fontes:
Guia do Estudante - Biblioteconomia
Wikipédia - Biblioteconomia

Um comentário:

  1. Oiiii *--*

    Pretendo fazer Biblioteconomia, acho incrível *-*
    Adorei a postagem, define bem o curso. Parabéns!!

    Beijos,
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir

Próxima Página